Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

BLOG nO GLOBO Online: canal de EDUCAÇÃO em SAÚDE

Por: Prof. Marcus Renato de Carvalho

 

Uma espaço de informação atualizada para
mães e pais sobre os cuidados,
o crescimento e o desenvolvimento
 de bebês saudáveis desde o ventre materno.
 

 

TIG: + !

Teste imunológico para gravidez: positivo!


Agora está confirmado, então, sejam bem vindos!

Você e seu companheiro estão convidados para este novo universo da gestação, parto-nascimento, amamentação, fraldas, vacinas, etc...
A informação, o conhecimento é um bom começo para vocês aproveitarem com mais segurança estes momentos. Assim, vocês curtirão com mais segurança todas estas etapas.

Nas próximas semanas estarei por aqui trocando idéias, tirando dúvidas sobre saúde materno-infantil, aspectos pediátricos do pré-natal, puericultura*, amamentação, primeiros cuidados, intercorrências fisiológicas...

Este blog não trará receitas ou prescrições de como agir "corretamente", nem um dicionário médico sobre as doenças, tratamentos e primeiros socorros, mas, um roteiro dialogado de apoio nos primeiros anos de vida do seu filho.

Vocês são únicos! Não há regras a seguir. E o grande barato é se conhecerem e irem se descobrindo, como um novo namoro. As vezes nos esquecemos que quando nascem nossos filhos, também nós estamos nascendo como pais - e nunca seremos como antes !

Pretendo fazer companhia a vocês neste período especial da vida, dando sugestões, tentando explicar as intercorrências e os acontecimentos mais comuns. Procurarei traduzir através de nossa própria experiência como Puericultor, Pediatra e pai, o que há de mais atual do ponto de vista científico.

Curtam esta viagem, percebam os sentimentos e emoções que brotam e contem comigo.

Dr. Marcus Renato de Carvalho
Prof. da Fac. de Medicina da UFRJ
Coordenador do aleitamento.com


(*): Puericultura é arte de cuidar da criança, de preservar sua saúde
                                        para que cresça e se desenvolva plenamente.

***

Tenho uma programação de temas mais solicitados que irei apresentando, mas acolherei suas sugestões; podem escrever para: marcusrenato@globo.com


    
Ler comentários (9)
 

**************************************************************************************

VOCÊS CONVERSAM COM O SEU BEBÊ

AINDA DENTRO DA BARRIGA?

PAIS PODEM SE COMUNICAR
COM O FETO


Mesmo sem querer, há trocas, contatos, comunicações intensas e ininterruptas entre os pais, principalmente a mãe, e o bebê ainda dentro do útero. Há, inclusive, uma ciência, a HAPTONOMIA, que pode ser conceituada como a Ciência da Afetividade (Hapsis, do grego, que significa toque, contato; e Nomos, ciência, norma). Ela estuda as trocas psíquicas, verbais, táteis, entre outras, realizadas entre os pais e o seu bebê intra-uterino.

Hoje em dia, tecnologias como o ultrassom, por exemplo, comprovam que o feto é receptivo aos estímulos sensoriais - de gustação, audição, visão, olfato e cinético. Ele reage a estes estímulos se movimentando, e esta resposta é um sinal de vitalidade fetal.

Ao tocar a barrigona, mesmo suavemente, você está tocando o bebê, que responde a este gesto. Assim, os pais começam a descobrir a criança como sujeito, o que é muito prazeroso. Essa interação vai aumentando o vínculo e o compromisso de vocês com este bebê, prestes a vir ao mundo.

Ashley Montagu em seu livro "Tocar" afirma que o tato é o sentido mais primário do ser humano e a pele o seu maior órgão sensorial.

Vamos experimentar estes deliciosos conTatos?

Leia mais sobre este tema no site da Fundação Haptonomia (em espanhol)

"O direito incontestável, fundamental e primordial do ser humano é o da confirmação afetiva de seu ser desde sua concepção."

Frans Veldman

    Ler comentários (2)
 
 
 
 

**************************************************************************************
 

 
Pediatra Marcus Renato e as filhas. Foto de arquivo de Fábio Seixo O PAI ENTROU no MEIO!
                               

Vocês já repararam que neste

blog sobre saúde materno-infantil,

o pai tem seu lugar?



Vivemos uma nova era, onde a figura masculina está mais presente, cuidadosa e cuidadora. Vários estudos chegaram a conclusão que quando o homem está apoiando a gravidez, esta transcorre com menos problemas. Nos casos em que o casal decide que o homem irá assistir ao parto – o que já é lei federal - o nascimento ocorre de forma menos dolorosa e este novo pai se vincula mais ao seu filho e a sua mulher. No período de amamentação, a presença paterna também é fundamental: caso ele tenha recebido informações adequadas, o aleitamento materno exclusivo tem maior duração e o desmame precoce é evitado.

Houve uma época em que a paternidade era uma obrigação, um dever. Hoje, a paternidade já é reconhecida como um direito. Percebemos que ser pai se tornou um verdadeiro prazer. Vejo homens curtindo muito, trocando fraldas, dando banho, levando às vacinas e ao pediatra. A cultura machista está sendo substituída, com isso todos saem ganhando: os filhos, a mulher e o homem.

Desde 2003, organizamos uma Campanha de Valorização do Cuidado Paterno, chamando atenção da sociedade, principalmente dos profissionais de saúde e de educação sobre a inclusão dos homens no pré-natal, nos grupos de preparação para o parto, nas maternidades, nos ambulatórios e consultórios. Outro dia, falaremos mais sobre este movimento.

No ano passado, O Globo on-line solicitou que eu escrevesse os 10 "mandamentos" do pai na atualidade. Há um slide-show muito legal (que em breve, reapresentaremos), inclusive com depoimentos de pais. Eis aqui estas dicas, vejam se vocês concordam e querem acrescentar algo mais. OK ?


Pai que é pai:

* acompanha a gestação, o parto e a amamentação;
* colabora nos cuidados cotidianos;
* participa das atividades escolares;
* é provedor material;
* ouve, olha nos olhos, brinca, está presente;
* provê possibilidades de lazer, esporte e e cultura;
* possibilita o acesso aos seus direitos, à saúde e à educação;
* é ético, não mente e respeita as suas escolhas;
* garante a sua presença mesmo tendo se separado e, claro,
* cuida de si próprio.

Até a próxima, e aguardo os comentários de vocês.

 

**************************************************************************************

QUE TAL um PAPO da GESTANTE (e seu companheiro) com o PEDIATRA

Em torno dos 7 meses de gravidez recomendo uma consulta pediátrica pré-natal, com o objetivo de informar, prevenir problemas e tirar dúvidas.

Neste encontro, o neonatologista que fará o parto, ou o pediatra que acompanhará o seu filho, perguntará como está transcorrendo a GESTAÇÃO e quais as expectativas desta família. Este é o momento de verificar os exames para rastrear infecções e doenças congênitas, e saber se o feto está crescendo e se desenvolvendo bem.

Vocês conversarão sobre os tipos de PARTO - aproveito o momento para esclarecer que a melhor opção é o normal; a avaliação do recém nascido na sala de parto, com o exame de "Apgar"*; a importância do contato da mãe-bebê no parto (mesmo que não seja normal) e que acompanhante a família elegeu para assistir ao nascimento. O especialista informará os primeiros exames e testes; explicará sobre a importância do alojamento conjunto e os prejuízos do berçário, os malefícios do uso de chupetas, chuquinhas e complementos; e as múltiplas vantagens da AMAMENTAÇÃO.

O Aleitamento Materno deve ser estabelecido já na MATERNIDADE. O bebê precisa sugar o colostro, primeira secreção das mamas, até que haja a apojadura, primeira descida do leite. O exame das mamas é feito para tranqüilizá-los quanto às modificações fisiológicas. É importante destacar que NÃO é necessário "preparar" os seios (com buchas, exercícios, tomar sol...), deve-se fazer apenas a expressão manual para evitar empedramento/congestão mamária. Peça uma demonstração ao médico.

Após o nascimento, ao saírem de alta, é imprescindível anotar o peso, pois os bebês perdem cerca de 10% dele e o recuperam em torno do décimo dia de vida. É neste período que sugiro a realização da primeira consulta com o pediatra. Nesta consulta, o puericultor costuma esclarecer como o recém nato, mesmo o que nasça com 38-42 semanas, é ainda muito imaturo. Eles apresentam uma série de pequenos "probleminhas" normais, como: espirrar, levar sustos (reflexo de Moro), roncos nasais, secreção nos olhinhos, "brotoejas"...

As VACINAS iniciais e os vários TESTES (pezinho, orelhinha, olhinho) também fazem parte da pauta, e serão temas deste blog nas próximas semanas.

Ufa! Não esqueça de levar um bloquinho de anotações com outras dúvidas e inquietações de vocês. Vai dar certo!


(*) Apgar é um teste clínico realizado pelo Neonatologista no 1o. e 5o. minuto de vida para avaliar a vitalidade do recém nascido. São 5 indicadores, e damos uma nota de 0 a 2 para cada parâmetro. Se o seu bebê receber uma nota maior que 7, é porque ele nasceu muito bem.

Obrigado pelos comentários, sugestões e mensagens de estímulo.
Abraços.

PRÓXIMOS TEMAS

 

    "Preparo" das mamas para o aleitamento ?!
    Parto/nascimento
    Colostro/primeiras mamadas
    Alojamento Conjunto x berçario
    Testes (Pezinho, Orelhinha, Olhinho)
    Vacinas
    Amamentação exclusiva - importancia
    Primeiros cuidados (umbigo, fraldas, narinas...)
    Aleitamento materno não é instintivo
    Direitos/Licenças
    Alimentação complementar - volta ao trabalho
    Crescimento
    Desenvolvimento
    Diarréia/TRO
    Resfriados, Gripes e outras IRAs
    Acidentes na infância
    Febre
    Dentes
    Mamadeiras e chupetas são desnecessárias
    Prematuro
    Todo bb tem "distúrbio" do sono
    Colo não vicia
    Largando as fraldas
    Creche
    ...


      

Confira em http://oglobo.globo.com/blogs/saudebebe/
 

 

Pediatra Marcus Renato e as filhas. Foto de arquivo de Fábio Seixo


Última atualização: 5/7/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
23 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital