msg aviso
Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Promoção \ Iniciativas \ Artigo

SMAM 2006 - MILHARES de EVENTOS em todo o BRASIL

Por: Marcus Renato de Carvalho

Semana Mundial de Aleitamento Materno

começa amanhã - dia 1º
 

Imagem BBC Brasil

Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada em 120 países e acontece desde 1992
Discutir a importância da defesa da amamentação do marketing abusivo de alimentos que prejudicam o aleitamento materno. Este é o objetivo da Semana Mundial de Aleitamento Materno que o Ministério da Saúde promove este ano, com o slogan "Amamentação. Garantir este direito é responsabilidade de todos".
 
No Brasil, o evento de abertura da semana, marcada para o período de 1º a 7 de agosto, será no Memorial da Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no Rio de Janeiro.

Em 2006, o país completa 25 anos de Política Nacional de Aleitamento Materno. Um dos avanços da política, no período, foi a aprovação da lei federal nº 11.265/06, que regulamenta a propaganda abusiva dos produtos que interferem na amamentação. A lei foi elaborada com base na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Criança de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), constituída pela Portaria MS nº 2.051/01 e pelas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº 221 e nº 222/02. A lei prevê autuação e punição para estabelecimentos de saúde e empresas que não se enquadrarem nos dispositivos da legistação.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e, neste ano, tem a parceria da SBP.

No dia 3 de agosto, a Anvisa vai apresentar os resultados parciais do primeiro monitoramento oficial da NBCAL para identificar o cumprimento da norma. O trabalho foi realizado em todos os Estados e no Distrito Federal, nos serviços de saúde e em estabelecimentos comerciais, meios de comunicação em geral, publicações educativas e científicas, entre abril a junho. A divulgação do monitoramento vai ser feita durante reunião de representantes do governo e da sociedade civil criado pelo Ministério da Saúde para elaborar critérios para o monitoramento. A reunião será na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, em Brasília.

Outros avanços - Uma série de outras ações resultaram da Política Nacional de Aleitamento Materno nos últimos 25 anos. Entre elas, podem ser citadas o credenciamento e a habilitação de 336 estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país como hospitais amigos da criança; a criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hoje com 187 bancos e 29 postos de coleta; as capacitações das vigilâncias sanitárias estaduais para monitoramento da NBCAL e de profissionais de saúde de todos os Estados para ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) e tem sido comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.

Londrina - A nova curva de crescimento infantil e os conflitos da mulher que amamenta são alguns dos temas que serão abordados durante o 4º Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região. O evento, promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), é dirigido a profissionais da área da saúde e acadêmicos, e acontece na próxima sexta-feira, no Hotel Sumatra. A inscrição é gratuita e pode ser feita até terça-feira (1º), na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

Redação Bonde - Londrina, PR

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
 
 

 
 

Semana de Amamentação: Prefeitura homenageia 500 mães

Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Santos

Cerca de 500 mães serão homenageadas pela Prefeitura de Santos na próxima terça-feira (1), por alimentar seus filhos exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida. A cerimônia, que terá início às 14 horas, no Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida), celebra a Semana Mundial de Amamentação. Este é o 15º ano em que a festa é realizada. A promoção é da Secretaria de Saúde por meio da coordenadoria de Saúde da Criança e Adolescente (Cos-Criança).

Participarão da homenagem o prefeito João Paulo Tavares Papa, o secretário da Saúde, Odílio Rodrigues Filho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Silva Tavares Papa, e a diretora do Centro de Lactação Santos, a pediatra Keiko Teruya. São esperadas 800 pessoas.

As 500 mães fazem parte dos Grupos de Aleitamento Materno que existem nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município. No dia do evento, as homenageadas serão transportadas pela Prefeitura, das UBS em que são atendidas até o Sesc. Haverá a exibição de um vídeo, produzido pela Secretaria de Comunicação Social, sobre o trabalho de incentivo ao aleitamento materno realizado nas unidades municipais. Também está prevista a apresentação do Corpo de Baile Infantil (CBI) da Secretaria de Cultura (Secult).

“É emocionante ver as mães, de diferentes classes sociais, cantando o hino nacional”, comenta a pediatra Célia Cristina Lopes Machado, chefe de ações programáticas da Cos-Criança, lembrando a festa realizada ano passado. Sobre o ato de amamentar, é taxativa: “A amamentação é o primeiro sinal de amor entre mãe e filho. O toque, a troca de olhares estreitam o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê”, garante a médica.
#####################################################################
 

Evento incentiva a amamentação

Gazeta de Ribeirão, Ribeirão Preto, SP  27 de Julho de 2006

 

A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar entre 1° e 7 de agosto, a 15ª Semana da Amamentação em Ribeirão Preto.

A partir do dia 1º de agosto todas as Unidades de Saúde e Instituições de Ensino de Ribeirão Preto implementarão e desenvolverão atividades voltadas à promoção e estímulo ao aleitamento materno.

Entre as atividades previstas estão palestras, seminários, painéis, orientações e vídeos para profissionais e população.

Haverá também a distribuição de material educativo e apresentação de peça teatral.

No dia 1º, por exemplo, a DIR vai sediar o Treinamento Projeto Amamentação e Municípios, das 9h às 17h, reunindo representantes de várias cidades da região.

Para o dia 3 de agosto está programada uma visita a supermercados da cidade, das 13h30 às 17h, para um monitoramento da NBCAL - Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância.

Outras atividades programadas serão divulgadas oportunamente. Informações pelos telefones 3977-9329 (Programa de Saúde da Criança/Aleitamento Materno SMS) e 3610-2649 (Banco de Leite do HC).

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Aleitamento Materno: Casa da criança realiza palestras no Senac

O Banco de Leite da Casa da Criança de Taubaté vai realizar no dia primeiro de agosto um ciclo de palestras sobre a importância do aleitamento materno. O evento, que leva o tema “Amamentação é direito de crianças e mães, protegê-las é dever de todos”, faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorado entre os dias 1 e 7 de agosto. As palestras, gratuitas, serão realizadas no auditório do SENAC, e começam a partir das 8h10. Programação: 8h10 – O papel do Banco de Leite no município - Dr. Paulo Roberto Rosa; 9h00 – Mamadeira, bicos e chupetas: suas interferências - Dra Rosana Villela Chagas; 10h00 – O papel do pediatra como incentivador do aleitamento materno – Dr. Ricardo Marcitelli; 11h00 – O papel do obstetra como incentivador do aleitamento materno – Dr. Ailton Augustinho Marchi; As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo telefone 3624-6814 ou na Casa da Criança de Taubaté, localizada à Praça Cel. Vitoriano, 99, Taubaté.

Diário de Taubaté em 26/07/2006

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

XV SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

01 a 07 AGOSTO de 2006

Garantir este direito é responsabilidade de todos e sua proteção é lei no Brasil

Ribeirão Preto

Dia 01/08/06-Terça-feira

Treinamento Projeto Amamentação e Municípios( indicadores de AM)

Local: Dir XVIII

Horário: 9:00 às 17:00 h

Público Alvo: 2 representantes de cada cidade

Organização: Dir XVIII

Dia 03/08/06-Quinta-feira

Monitoramento da NBCAL- Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância

Local: visitas à supermercados

Horário: 13:30 às 17:00 h

Organização: Secretaria Municipal da Saúde –SMS, Banco de leite, Dir XVIII

Dia 03/08/06-Quinta-feira

Sessão Ordinária da Câmara Municipal-Votação da Lei para Ampliação da Licença Maternidade

Local: Câmara Municipal de Rib. Preto

Horário: 18;00 h

Dia: 04/08/2006 – Sexta-feira e dia 05/08/06 - Sábado

Aleitamento Materno na Praça

(Peça teatral, Orientações, Coral)

Local: Praça XV de Novembro

Horário: 8h30 min – 12 horas

Organização: SMS, Banco de Leite, Universidades, Maternidades, Senac, Pastoral da Criança

Dia 05/08/06- Sábado

Aleitamento no shopping

Local: Ribeirão Shopping

Horário: 15 às 18 h

Organiz. Maternidade Sinhá Junqueira e Mater

Dia: 06/08/2006 – Domingo

Aleitamento Materno no Parque: (Caminhada,Coral e Peça Teatral)

Local: Parque Curupira

Horário: 9 às 11 hs

Organização: SMS, Maternidades, Universidades

Dia: 11/08/2006 – Sexta-feira

Inauguração das Novas Instalações do Banco de Leite Humano do HCFMRP

Local: Av. Santa Luzia, 387

Horário: 10 h

Organização: Banco de Leite

Dia: 25/08/2006 – Sexta-feira

Treinamento da NBCAL

Local: DIR XVIII

Horário: 8:30 ás 15: 30

Público Alvo: Profissionais de saúde

Inscrições: de 10 a 18/08 com Vanderli

3607-4205 - DirXVIII

Organização: Dir XVIII, SMS, Banco de Leite

============================================================

SEMANA DA AMAMENTAÇÃO - Agosto começa com sensibilização às mães
30-07-2006

Começa na terça-feira a Semana Mundial de Amamentação. A primeira atividade será a orientação das pessoas durante a feira livre, aproveitando o movimento de consumidores. A programação vai até dia 7 de agosto. Os objetivos são incentivar as mães a amamentarem e aumentar as doações de leite humano.
O Comitê Regional de Aleitamento Materno definiu uma programação mais extensa para a 15a edição da campanha, com uma preocupação maior em envolver, além das crianças, consideradas excelentes mensageiras, a terceira idade. “Queremos que os avós sejam nossos parceiros no estímulo à amamentação, oferecendo uma influência positiva sobre as mães e pais”, informou a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília e integrante do comitê regional.
A sensibilização específica para a terceira idade acontece no Instituto Sagrado Coração de Jesus a partir das 14h e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a partir das 15h, na quarta-feira. Porém, os idosos também serão envolvidos durante as abordagens da população em geral, que acontecem durante a feira livre, todos os dias pela manhã, exceto em 2 e 7 de agosto.
No dia 5 (próximo sábado) também haverá orientação o dia todo nos supermercados Tauste Sul e Norte, Pão de Açúcar, Big Mart e Preço Certo. No dia seguinte (domingo), as pessoas serão informadas nos shoppings Aquarius e Esmeralda. Para finalizar, no último dia (7), a abordagem à população acontece nos cruzamentos da avenida Sampaio Vidal.
A escolas municipais Leda Casadei e Célio Corradi, a empresa Dori e a Carino Ingredientes, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e enfermeiras da Secretaria Municipal da Saúde também serão envolvidas ao longo da semana. No dia 3 de agosto (quinta-feira) o Banco de Leite promove um chá em homenagem às doadoras a partir das 15h no Tênis Clube.

 

Jornal da Manhã, Marília, SP
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
 

SES abrirá Semana Estadual de Aleitamento Materno

Infonet, Aracaju, SE 29/07/2006

Com o objetivo de divulgar as vantagens e importância da amamentação na saúde da mãe e da criança, a Secretaria de Estado de Saúde abrirá a Semana Estadual do Aleitamento Materno na próxima terça-feira, 1º, às 9h, no auditório do Instituto Parreiras Horta, localizado na Rua Campo do Brito, em Aracaju.

Logo depois, representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Estadual dos Direitos da Criança, OAB, Unicef, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Procon, Secretaria Especial para as Mulheres e Sociedade Sergipana de Pediatria participarão de uma mesa-redonda para discutir o tema central da campanha, que faz referência aos 24 anos do Código Internacional de Proteção à Amamentação.

A campanha tem como tema central Amamentação é direito da mãe e da criança. Protegê-la é dever de todos e Lei no Brasil, procurando levantar o debate sobre a importância do aleitamento materno com a sociedade em geral.

Na quinta-feira, 3, acontecerá em todo o país uma Sensibilização Nacional para divulgação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.

WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

Vamos celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno!!!


Amamentação: Garantir esse direito é responsabilidade de todos/as.


O Grupo Origem está se preparando para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno* (01 a 07 de agosto). Este ano vamos para as ruas!!!

Nos concentraremos na Praça do Diário, no centro da cidade do Recife, no dia 02 de agosto, para distribuir panfletos e laços dourados (o símbolo da amamentação). Na ocasião estaremos divulgando o tema da SMAM 2006 de forma bastante alegre.

Contaremos com a presença da nossa boneca de Olinda, a Mariana, com seu bebê mamando no peito, faixas, cartazes bastante coloridos (chamamos aqui de pirulitos), balões...Além da equipe do Grupo Origem e das mulheres da Rede Via Láctea!!!

Dia 02 de agosto de 2006
Praça do Diário, Boa Vista, Recife/PE
14:30
 
*A Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma inciativa da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action - www.waba.org.my).
 
Abraços!
 
Juliana Florencio

Grupo Origem: www.grupoorigem.blogger.com.br
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Semana do aleitamento materno em Santo André, SP
 

Do Diário do Grande ABC  

O Hospital Mário Covas, de Santo André, promove a partir de terça-feira até o dia 5, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que contará com palestras e atividades gratuitas para profissionais da saúde e público leigo. Na abertura, os convidados participam da palestra Os 25 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. À tarde, acontece o curso sobre banco de leite humano. Entre os temas estão as fórmulas lácteas, o armazenamento, a ordenha e a pasteurização do leite. Depois da aula, os convidados podem conhecer as instalações do Banco de Leite Humano. Durante toda a semana serão ministrados cursos sobre sensibilização e aleitamento materno. No dia 5, cerca de 200 mães e gestantes podem tirar suas dúvidas sobre parto, cuidados com o bebê e amamentação, das 9h às 12h. Para se inscrever, basta ligar no 6829-5191. O evento ocorre no 5º andar do hospital, na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Santo André.
 
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
 
Semana Maringaense de Amamentação  - Paraná


O Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, que tem integrantes do HU, do Banco de Leite e do Departamento de Enfermagem da UEM, promove, entre os dias 2 e 8 de agosto, a 11ª Semana Maringaense de Amamentação. O evento também faz parte da programação da 15ª Semana Mundial da Amamentação.
A abertura será às 14 horas no Teatro Marista com a socióloga e coordenadora da Rede International Baby Food Action do Brasil, Rosana de Divitiis, que apresenta a palestra Os 25 anos do Código Internacional de Substitutos do Leite Materno e a História da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes.


No dia 3, às 14 horas, no auditório da Santa Casa, o pediatra e professor da Faculdade de Medicina, Marcus Renato de Carvalho, da UFRJ, editor do www.aleitamento.com abordará o tema Amamentação - Bom para a mãe, melhor para o bebê.

Pai amamenta? é outro tema que o mesmo palestrante aborda às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina.


Está prevista, para dia 4, a distribuição de folhetos nas Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades; exposição, no Shopping Avenida Center, redações selecionadas no concurso Mãe Ingá – ensinando a amamentar; e visita do personagem Mãe Ingá às escolas públicas e particulares do município.
Durante o encerramento, dia 8, às 14 horas, no Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura de Maringá, apresentação do coral Bocaloca, dos Médicos da Graça, entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de redação e a mães doadoras do Banco de Leite Humano.
As palestras são dirigidas especialmente a profissionais, professores e acadêmicos da área de saúde e a gestantes, mas qualquer interessado pode participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos locais das palestras. Outras informações pelo ramal 9170.

Assessoria de Comunicação Social - Ano XVI nº 740 - 19 a 25/7/06
......................................................................................................................
 

CRN-3, POUPATEMPO, MERCADOS MUNICIPAIS, CPTM, OGILVY & MATHER BRASIL COMUNICAÇÃO LTDA E UNIVERSIDADES JUNTOS

NA CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO

 

O CRN-3, preocupado com a saúde pública, organizou a CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO para o próximo 1° de agosto, consagrando a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Amamentação.

Para realizar a Campanha da Amamentação, o CRN-3 conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, que disponibilizou espaço em 7 Postos Poupatempo para a divulgação da campanha; da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, que forneceu o espaço de 5 Mercados Municipais; e com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM; além da colaboração do Shopping D. Pedro (de Campinas), e das Universidades Anhembi Morumbi, São Camilo, Faculdade Idepe, UNICSUL, São Judas, UNASP, IMES-São Caetano, FAINC-Santo André, PUCCAMP, UNIP-Campinas, METROCAMP e Universidade São Francisco (de Bragança Paulista) que serão representadas por seus alunos nos postos de atendimento programados e, ainda, com a colaboração da Ogilvy & Mather Brasil Comunicação, que elaborou gratuitamente todas as peças publicitárias da Campanha.

O objetivo do CRN-3 com a CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO é conscientizar a sociedade sobre a importância do Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano – BLH, levando a informação e a divulgação diretamente ao público em vários pontos da cidade com grande circulação de pessoas. Na ocasião, o CRN-3 estima atender e orientar cerca de 50 mil pessoas.

Hoje, conforme a Dra. Olga Maria Silverio Amancio, Presidente do CRN-3, o Aleitamento Materno é considerado uma questão de saúde pública e todos os sistemas sanitários do mundo reconhecem as vantagens da amamentação. "Inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas para estimular cada vez mais a amamentação e nós, do Conselho Regional de Nutricionistas, órgão orientador e fiscalizador de profissionais da área de saúde, não poderíamos permitir que uma data tão importante passasse desapercebida".

POSTOS DE DIVULGAÇÃO

Durante a campanha, Nutricionistas e estudantes de Nutrição – que passaram por treinamento nos dias 25/07, em Campinas, e 27/07, em São Paulo, – irão distribuir 50 mil Cartilhas desenvolvidas pelo CRN-3, com o auxílio das Nutricionistas colaboradoras Dra. Ariane Nadolskis Severine (CRN-3 4084), do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Maria Mercedes Yoshiko Igarashi Sakagawa (CRN-3 0268), do Hospital e Maternidade Santa Joana e Maternidade Pro Matre Paulista, e Dra. Nerli Pascoal Andreassa (CRN-3 9193), do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo, e esclarecerão dúvidas da população em alguns locais da Capital e do Estado de São Paulo.

Veja, a seguir, quais são esses locais:

Mercados Municipais (das 8 às 16 horas)

Mercado Paulistano (Mercadão – Cantareira), Mercado da Penha, Mercado do Tucuruvi, Mercado do Ipiranga e Mercado da Lapa.

Postos Poupatempo

    Na Capital (das 7 às 19 horas)

Poupatempo Sé; Poupatempo Luz; Poupatempo Santo Amaro; Poupatempo Itaquera

    Na Região Metropolitana de São Paulo (das 7 às 19 horas)

Poupatempo São Bernardo do Campo

    No Interior

Poupatempo Campinas Centro (das 8 às 18 horas)

Poupatempo Campinas Shopping (das 10 às 20 horas)

Estação CPTM Luz (das 9 às 16 horas)

Shopping D. Pedro (Campinas – das 10 às 22 horas).

Bragança Paulista (praça principal da cidade)

DOAÇÃO É FUNDAMENTAL

Nos meses de inverno e período de férias, o volume de doação diminui muito, ficando os estoques prejudicados para atender a demanda interna dos Bancos de Leite Humano do Estado de São Paulo.

Atualmente, os BLH do Estado de São Paulo têm trabalhado com um volume muito restrito, tendo estoque para 1 semana, 15 dias, no máximo, 1 mês. Em média, o BLH distribui entre 100 e 120 litros

 
 
 

31 de julho de 2006 - 10 anos de www.aleitamento.com !
 
 
 


Publicado em: 1/9/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade | Fale Conosco
18 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital